metropoles.com

Quatro estados têm menos de 30% de domicílios ligados à rede de esgoto

É o que mostram os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do IBGE, divulgados nesta sexta-feira (16/6)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Secom/Rondônia
Imagem colorida de esgoto
1 de 1 Imagem colorida de esgoto - Foto: Secom/Rondônia

Quatro estados brasileiros tinham menos de 30% de seus domicílios conectados à rede de esgoto em 2022. É o que mostram os dados da divisão de Características Gerais dos Domicílios e dos Moradores da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.

A pesquisa foi divulgada nesta sexta-feira (16/6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os estados com os menores percentuais de domicílios urbanos conectados à rede de esgoto eram Amapá (23,1%), Piauí (23,3%), Rondônia (27,3%) e Pará (28%).

De acordo com o IBGE, os estados com os maiores percentuais foram São Paulo (96,4%), Distrito Federal (94,1%), Minas Gerais (92,3%) e Rio de Janeiro (90,6%) – os únicos do país com cobertura superior a 90%.

No ano passado, segundo a pesquisa, 78% dos domicílios urbanos do Brasil tinham esgotamento sanitário por rede geral coletora. Os maiores percentuais com esse serviço foram registrados no Sudeste (93,9%) e no Sul (78,2%). Na sequência, aparecem Centro-Oeste (66,3%), Nordeste (61,7%) e Norte (38,0%).

Em 2022, 99,5% dos domicílios urbanos do país tinham água canalizada e 95,1% contavam com acesso à rede geral de abastecimento de água.

“Ainda que, no período, tenha havido um pequeno avanço do esgotamento sanitário por rede coletora, boa parte dos domicílios do país permanece sem acesso a esse serviço”, afirma Gustavo Geaquinto, analista da pesquisa do IBGE.

“Além disso, em 2022, 14,1% dos domicílios recorriam à fossa rudimentar ou a outras formas inadequadas de lançamento do esgoto, como diretamente em valas, rios ou mar, o que traz riscos à saúde humana e ao meio ambiente”, conclui.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?