Quais são os estados onde as empresas têm menor risco de dar calote
Pesquisa da Serasa Experian mapeou as regiões do país onde se concentram as companhias com as melhores pontuações de crédito
atualizado
Compartilhar notícia
Um estudo realizado pela Serasa Experian mapeou os estados brasileiros onde é maior a concentração de empresas com as melhores pontuações de crédito. Nesses locais, na prática, são menores os riscos de as companhias darem um calote em suas dívidas.
Mas não é só. Uma pontuação alta no ranking é um sinal positivo da saúde financeira dos empreendimentos e, no limite, reflete a qualidade do ambiente de negócios nessas regiões. “Uma boa classificação também facilita, por exemplo, a formação de parcerias vantajosas”, diz Cleber Genero, vice-presidente da Serasa Experian.
Na análise, Santa Catarina destacou-se com quase um terço das empresas (28,5%) com escore de crédito classificado como alta. A seguir, vieram o Paraná (20,6%), o Rio Grande do Sul (20,3%), Minas Gerais (18,2%) e Rondônia (16,0%).
Na sequência da lista, surge um bloco com três unidades federativas do Centro-Oeste, região onde a atividade econômica é dominada pelo agronegócio. Do quinto ao décimo lugar, ficaram Mato Grosso (15,7%), Mato Grosso do Sul (14,2%), Espírito Santo (13,9%), Goiás (13,8%) e São Paulo (12,3%).
Se o sarrafo for elevado, e considerando as companhias com pontuação altíssima, os três estados do Sul – e na mesma ordem – mantêm o destaque. Santa Catarina reúne 11% dessas firmas; o Paraná, 7,2%; e o Rio Grande do Sul, 6,6%.
Na rabeira da lista
Na outra ponta do ranking, a dos piores colocados, figuram Amapá (4,2%), com a pontuação mais baixa, Amazonas (4,3%), Roraima (4,5%), além do Distrito Federal e Pernambuco (ambos com 6,2%).
A pesquisa traz ainda um recorte mostrando em quais segmentos estão concentradas as empresas com melhor pontuação de crédito. Nesse caso, a liderança coube ao setor primário, em outra demonstração da força da agropecuária na economia nacional.
Destaque do campo
Entre os 27 estados e o Distrito Federal, em 23 deles o campo destacou-se com o maior número de companhias com o escore de crédito considerado ideal, com baixa tendência à inadimplência. Tanto no setor primário, como na indústria, comércio e serviços, Santa Catarina obteve as melhores notas e liderou o ranking na divisão por estados.
Os dados da Serasa Experian mostram ainda que a situação das pessoas jurídicas, as empresas, portanto, é pior do que a das pessoas físicas no que diz respeito à pontuação de crédito. Enquanto 70% dos consumidores têm uma classificação considerada entre média e boa, 79,7% das companhias encontram-se numa posição abaixo desse nível.