metropoles.com

Quais são as armas do Bard, do Google, para vencer o ChatGPT?

Nesta semana, a empresa ampliou o uso do sistema de inteligência artificial a novos usuários de língua inglesa nos EUA e no Reino Unido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jonathan Raa/NurPhoto via Getty Images
Foto colorida de tela de celular com o escrito ChatGPT com fundo colorido e a palavra OpenAI - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de tela de celular com o escrito ChatGPT com fundo colorido e a palavra OpenAI - Metrópoles - Foto: Jonathan Raa/NurPhoto via Getty Images

O Google, da Alphabet, decidiu, nesta semana, ampliar o acesso de consumidores nos Estados Unidos e no Reino Unido ao Bard (“bardo”), o sistema de inteligência artificial (IA) aplicado à linguagem da empresa. Ele concorre diretamente com o ChatGPT, criado pela startup OpenAI, que conta com forte apoio da Microsoft. A ampliação para novos usuários de língua inglesa, porém, ainda se enquadra numa fase de testes do produto.

O lançamento do ChatGPT, no fim de 2022, deu a largada a uma corrida entre as gigantes de tecnologia para o desenvolvimento de programas de IA aplicados à linguagem. A Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, também criou um sistema desse tipo, até agora, contudo, voltado para o suporte a pesquisas.

Até aqui, o Google tenta ganhar espaço em relação aos rivais por meio de pequenas funcionalidades do Bard. Ele, por exemplo, produz blocos de texto em um instante. O ChatGPT expõe os resultados palavra por palavra.

O Bard conta ainda com um recurso por meio do qual mostra três versões – ou rascunhos – para as respostas oferecidas. O usuário pode alterá-las e utilizar o botão “Google it”, caso deseje consultar resultados da web associados ao tema abordado.

Ao contrário do ChatGPT, entretanto, o Bard não é eficaz ao produzir códigos para programas de computação. O sistema do Google também tem limites nítidos que precisam ser superados.
No início de fevereiro, na apresentação oficial do produto, ele errou ao informar que o telescópio espacial James Webb havia tirado as primeiras fotos de um planeta fora do sistema solar. Na ocasião, o equívoco ajudou a derrubar as ações da Alphabet em US$ 100 bilhões.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?