metropoles.com

Provocado, Campos Neto diz ser favorável à taxação de super-ricos

“Sou a favor da arrecadação do fundo exclusivo e sou a favor da arrecadação do offshore”, afirmou Roberto Campos Neto a deputado do PT

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Roberto Campos Neto - Metrópoles
1 de 1 Roberto Campos Neto - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse nesta quarta-feira (27/9), ao ser provocado por deputados que participavam de uma audiência na Câmara, ser favorável à taxação dos super-ricos no Brasil.

As declarações foram dadas durante a participação de Campos Neto em audiência da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. Campos Neto respondia ao deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), que perguntou se o presidente do BC possuía algum fundo exclusivo.

Os fundos exclusivos são assim denominados quando têm somente um cotista. Pelos altos custos e potencial de personalização, são usados normalmente por detentores de grandes fortunas e somam menos de 3 mil investidores.

Em agosto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou uma Medida Provisória (MP) que determina a taxação dos rendimentos de fundos exclusivos e encaminhou ao Congresso um projeto de lei para a tributação das offshores investimentos no exterior, seja por meio de uma conta bancária ou de uma empresa constituída em outro país.

“Sou a favor da arrecadação do fundo exclusivo e sou a favor da arrecadação do offshore”, afirmou Campos Neto ao deputado petista.

“Aliás, diga-se de passagem, no governo anterior tinha um projeto de offshore que a gente quis fazer”, prosseguiu o presidente do BC. “A gente queria fazer a taxação das offshore e eu achava que a alíquota tinha de ser mais alta. Eu pedi que fosse 10%, achei que 10% era razoável. Eu, inclusive, acho 6% baixo. Deixo aqui minha opinião.”

Campos Neto também negou ter consultado o banqueiro André Esteves, do BTG Pactual, sobre qual deveria ser o nível da taxa de juros. De acordo com o presidente do BC, consultas eram feitas a bancos para obter informações sobre saídas de poupança que pudessem gerar instabilidades no sistema financeiro.

“Nunca consultei o Esteves sobre os juros, isso já foi esclarecido”, disse Campos Neto. “Qualquer um que pedir audiência, eu recebo.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?