metropoles.com

Promessa de âncora fiscal em março acalma investidores e Bolsa sobe 1%

Mercado reagiu bem a discurso do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que prometeu enviar a proposta de uma nova regra fiscal até março

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
B3 bolsa de valores SP / Divulgação
1 de 1 B3 bolsa de valores SP / Divulgação - Foto: null

O dia foi de lua de mel para os investidores brasileiros. O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores, subiu 1,6%, aos 109.600 pontos, nesta quarta-feira (15/2). O mercado reagiu positivamente a um discurso do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre a disciplina fiscal.

De manhã, em um evento a banqueiros e entes do mercado financeiro, Haddad prometeu o que toda a plateia queria ouvir: um novo arcabouço fiscal será proposto pelo governo até março. O projeto deve substituir o teto de gastos, aprovado em 2016. A notícia foi comemorada, pois a promessa anterior era a de enviar a nova regra de despesas até abril.

“Em março, provavelmente, nós vamos anunciar o que entendemos ser a regra fiscal para o país. Nós já tínhamos puxado para abril, mas a Simone (Tebet, ministra do Planejamento) e o Geraldo Alckmin (ministro da Indústria) ponderaram que, para mandar com o Congresso em abril junto com a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), era bom termos um período de discussão antes”, disse Haddad, durante um evento promovido pelo BTG Pactual.

O ministro diz que o arcabouço será uma regra “exigente”, mas “factível”. “Quando você projeta cenários irrealistas, você vai perdendo credibilidade”, disse.

No mesmo evento, Haddad disse que o déficit previsto para 2023 será menor do que o divulgado inicialmente pelo governo, de R$ 231 bilhões. O ministro também defendeu a aprovação da reforma tributária, criticou os juros altos e deu a entender que é favorável ao aumento das metas de inflação.

O discurso fez com que a curva de juros futura (que reflete as expectativas para a taxa Selic no médio e longo prazo) tivesse uma trégua. Esse cenário é positivo para ações ligadas ao setor de crédito e consumo.

Hoje, empresas como Via, Natura e MRV registraram alta de até 5% na Bolsa. A Vale, outro papel de peso no índice de ações, subiu 2%.

Dólar

O dólar encerrou o dia em alta de 0,4%, aos R$ 5,22. A moeda americana foi pressionada por dados de consumo acima do esperado nos Estados Unidos, o que pode indicar novos aumentos de juros no país. Uma taxa mais elevada nos EUA gera uma fuga de recursos de mercados emergentes e pressiona o câmbio.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?