Projeções indicam que PIB vai cair para 1,8% em 2024; entenda o motivo
Em 2023, produto nacional ficou em 2,9%. PIB do quarto trimestre já veio abaixo da expectativa do mercado
atualizado
Compartilhar notícia
O desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no quarto trimestre veio abaixo das estimativas do mercado. De acordo com projeções de analistas, o produto deveria avançar 0,1%, em relação ao terceiro trimestre de 2023. O PIB, contudo, não teve variação – ou seja, ela foi de 0%, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (1º/3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“Olhando para frente, nosso cenário base segue de desaceleração da atividade econômica, ainda que cada vez mais contida”, diz o economista Igor Cadilhac, do PicPay . “Para 2024, estimamos um crescimento de 1,8%.”
Essa também é a avaliação da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). A entidade projeta um PIB de 1,8% para este ano, com um crescimento de 1,0% da indústria de transformação.
“Em 2024, o avanço econômico deverá ser mantido, mas o padrão de crescimento não deverá ser homogêneo”, diz a Fiesp. “O primeiro semestre do ano deverá ser caracterizado pelo baixo dinamismo econômico, como consequência do pior desempenho da agropecuária e dos efeitos da política monetária ainda contracionista.”
A indústria paulista, contudo, acredita que o ritmo de crescimento “deverá ganhar tração no segundo semestre do ano em virtude da gradual flexibilização das condições financeiras e monetárias, somada à continuidade da expansão da renda das famílias”.