Produção de grãos deve crescer 15% no Brasil na safra 2022/23
Brasil aumentou em 3,3% a área plantada com grãos nesta safra, diz a Conab; produção estimada de grãos deve chegar aos 312,5 milhões
atualizado
Compartilhar notícia
A safra de grãos 2022/23 deverá ser até 15% maior no Brasil. Segundo um boletim divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), nesta quinta-feira (13), a estimativa é que os agricultores brasileiros deverão colher cerca de 312,5 milhões de toneladas, 40,1 milhões de toneladas a mais do que no ciclo 2021/22.
A Conab também projeta um aumento de área plantada de grãos de 3,3%. Isso significa que houve um incremento de 2,5 milhões de hectares para o plantio de grãos no país. Agora, já são mais de 77 milhões de hectares utilizados para as culturas.
“O bom desempenho da agricultura brasileira é explicado não só pelo aumento de área, como também pela melhoria da produtividade de culturas como soja, milho, algodão, girassol, mamona e sorgo. No entanto, o resultado consolidado ainda depende do comportamento climático, fator preponderante para o desenvolvimento das culturas de segunda e terceira safras”, avalia a Conab.
Segundo o relatório da Conab, soja ainda é a comoditie com maior volume produzido pelo agronegócio brasileiro. A produção do grão estimada para o ciclo atual é de a 153,6 milhões de toneladas.
Já para o milho, segundo grão mais produzido no país, a Conab projeta um aumento tanto em área cultivada como em produção. A colheita total do cereal deverá alcançar 124,88 milhões de toneladas.
“Outro produto que apresenta crescimento é o sorgo, influenciado pela perda da janela ideal de plantio do milho em algumas regiões produtoras e por ser um produto mais resistente à estiagem”, explica a Conab. A produção do grão pode ultrapassar 3,7 milhões de toneladas nesta safra.
Mais informações podem ser obtidas no 7º Levantamento da Safra de Grãos da Conab.