Produção industrial recua 0,1% em novembro, diz IBGE
Em relação a novembro de 2021, produção industrial teve um leve avanço de 0,9%; em 2022, de janeiro a novembro, queda acumulada foi de 0,6%
atualizado
Compartilhar notícia
A produção industrial brasileira registrou uma retração de 0,1% em novembro do ano passado, na comparação com outubro, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (5/1) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No mês anterior, a produção industrial havia subido 0,3%, interrompendo uma trajetória de dois meses consecutivos de queda (acumulando perdas de 1,3% no período).
Em relação a novembro de 2021, a produção industrial teve um leve avanço de 0,9% – a quarta taxa consecutiva positiva nessa base de comparação.
Em 2022, de janeiro a novembro, o setor acumulou uma queda de 0,6% na produção e, em 12 meses, de 1%.
O resultado de novembro veio em linha com a expectativa do mercado. O consenso Refinitiv projetava exatamente uma queda de 0,1%.
Por que a indústria não deslancha
Alta carga tributária, burocracia, problemas de infraestrutura, custo de energia elevado e efeitos da crise sanitária enfrentada pelo país e pelo mundo durante a pandemia de Covid-20. Esses são alguns dos fatores apontados pelo setor industrial para explicar por que a indústria brasileira vem “andando de lado” e não consegue deslanchar, amargando uma estagnação que já dura algum tempo, segundo reportagem publicada pelo Metrópoles no domingo (1º/1).
“A indústria tem crescido muito lentamente, tem andado de lado. Quando comparamos os últimos seis meses com os seis meses imediatamente anteriores, percebemos um crescimento muito tímido, abaixo de 1%”, lamenta o gerente-executivo de Economia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Mário Sérgio Telles, em entrevista ao Metrópoles.