Produção industrial no Brasil recua 0,2% em fevereiro, diz IBGE
Em relação a fevereiro do ano passado, a queda na produção industrial brasileira foi de 2,4%; é o terceiro resultado negativo seguido
atualizado
Compartilhar notícia
A produção industrial brasileira recuou 0,2% em fevereiro deste ano, na comparação com janeiro, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (19/4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em relação a fevereiro do ano passado, o tombo da indústria nacional foi de 2,4%.
Trata-se do terceiro resultado negativo seguido da produção industrial no Brasil. A queda acumulada no período é de 0,6%.
O resultado foi pior do que o esperado pelo mercado. A projeção do consenso Refinitiv era uma queda de 0,1% em fevereiro em relação a janeiro e de 1,9% na comparação com fevereiro de 2022.
No acumulado dos dois primeiros meses de 2023, a retração da produção industrial brasileira é de 1,1%.
“Embora a produção industrial tenha mostrado alguma melhora no fim do ano passado, este início de 2023 apresenta perda na produção, permanecendo longe de recuperar as perdas do passado recente”, afirma o gerente da pesquisa do IBGE, André Macedo.
Em fevereiro, nove dos 25 segmentos pesquisados pelo IBGE tiveram queda na produção. Entre os destaques negativos, estão os produtos alimentícios (-1,1%), produtos químicos (-1,8%) e produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-4,5%).