metropoles.com

Produção industrial cresce 0,9% com destaque para alimentos e têxteis

Elevação ocorreu na comparação entre fevereiro e março. Em relação a março do ano passado, porém, houve queda do índice de 2,8%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida de indústria
1 de 1 Imagem colorida de indústria - Foto: Getty Images

A produção industrial brasileira cresceu 0,9% em março frente a fevereiro. Esse foi o segundo avanço consecutivo do setor. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, contudo, houve queda de 2,8%. No acumulado de 12 meses, o crescimento ficou em 0,7%. Os dados compõem a Pesquisa Industria Mensal (PIM) e foram divulgados nesta sexta-feira (3/5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apenas duas das quatro grandes categorias econômicas e somente cinco dos 25 ramos industriais pesquisados mostraram avanço na produção em março. Entre as atividades, as influências positivas mais importantes foram registradas por produtos alimentícios (1,0%), têxteis (4,5%), impressão e reprodução de gravações (8,2%) e indústrias extrativas (0,2%).

No caso das categorias econômicas, bens intermediários (1,2%) e bens de consumo semi e não duráveis (0,9%) assinalaram as taxas positivas em março de 2024. Os bens de consumo duráveis (-4,2%) e de capital (-2,8%) registraram resultados negativos.   

Entre as 20 atividades que apontaram recuo na produção, veículos automotores, reboques e carrocerias (-6,0%) e equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-13,3%) exerceram os principais impactos no indicador. 

De acordo com o IBGE, houve recuos nos ramos de produtos químicos (-2,0%), metalurgia (-2,6%), celulose, papel e produtos de papel (-2,8%), produtos diversos (-9,7%), bebidas (-3,3%), e, entre outros, couro, artigos para viagem e calçados (-6,0%). Também apresentaram redução a confecção de artigos de vestuário e acessórios (-4,5%), os produtos de minerais não metálicos (-3,2%), o coque, os produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-0,6%), além dos produtos de metal (-2,6).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?