Produção e venda de veículos caem em setembro, diz Anfavea
A produção de veículos recuou 8%, com 208,9 mil unidades, em meio à queda na demanda interna e nas exportações. Venda caiu 4,8% em setembro
atualizado
Compartilhar notícia
A produção e a venda de veículos no Brasil registraram forte queda em setembro deste ano, na comparação com agosto, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (6/10) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Segundo o levantamento, a produção recuou 8% no mês passado, com 208,9 mil unidades, em meio à queda na demanda interna e nas exportações.
Na base de comparação anual, em relação a setembro de 2022, houve alta de 0,5%.
Vendas
De acordo com a Anfavea, as vendas de veículos também recuaram em setembro, na base mensal. Em relação a agosto, a queda foi de 4,8%, para 197,7 mil unidades.
Na comparação com setembro do ano passado, houve alta de 1,9% nas vendas.
A média de cada dia de venda em setembro foi de 9,9 mil veículos – só ficou atrás da registrada em julho (10,7 mil unidades diárias).
No acumulado do ano, até setembro, os licenciamentos de veículos cresceram 8,5%, totalizando 1,63 milhão de unidades.
Projeções
A Anfavea também refez as suas estimativas para este ano. A projeção para as vendas de veículos é a de que haja um aumento de 6% em 2023, alcançando 2,23 milhões de licenciamentos. No início do ano, a entidade esperava uma alta de 3%.
Em relação à produção de veículos, a Anfavea estima uma ligeira alta de 0,1% em 2023, para 2,372 milhões de unidades montadas, praticamente estável em relação ao ano passado. Em janeiro, a estimativa era um crescimento de 2,2%.