metropoles.com

Produção de carro elétrico irá de zero a 35% do mercado até 2030 no BR

Mesmo assim, motores continuarão sendo importados, segundo análise da consultoria Bright. Hoje, 100% desses veículos vêm de fora do país

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Navio da montadora chinesa BYD no Porto de Suape (PE) com 5 mil carros - Metrópoles
1 de 1 Navio da montadora chinesa BYD no Porto de Suape (PE) com 5 mil carros - Metrópoles - Foto: Reprodução

Em 2030, pelo menos 55% dos veículos totalmente elétricos vendidos no Brasil terão marcas de origem chinesa e 65% serão importados. A produção local, portanto, deve alcançar 35% – hoje ela é igual a zero. Mas, ainda assim, esses carros terão motores trazidos de fora do país. 

Essa análise foi feita pela Bright Consulting, especializada no setor automotivo, e divulgada nesta segunda-feira (22/7). Na avaliação da consultoria, a frota de elétricos no país deve chegar a 1,4 milhão de carros até 2030. Até o fim de 2023, eram 31,9 mil veículos.

A venda de carros elétricos começou a ocorrer em volumes comerciais em 2018. Vem aumentando desde então. Na avaliação da Bright, a entrada no mercado da chinesa BYD, em 2023, foi fundamental para esse crescimento, a partir da oferta do modelo Dolphin, em agosto. “O volume continua crescendo com a participação da GWM e de novos competidores”, diz a consultoria.

Em números redondos, de acordo com a Bright, 2024 deverá fechar com um emplacamento de 200 mil veículos eletrificados (modalidade que também inclui híbridos). Desse total, 72 mil serão totalmente elétricos. 

“Esse volume crescerá ano a ano com a maior disponibilidade de modelos a preços mais acessíveis e os totalmente elétricos representarão 2,35% do parque circulante de veículos leves, estimado em 57 milhões de unidades para 2030”, diz o relatório da consultoria. 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?