Produção agroindustrial se recupera e sobe 0,6% em maio, diz FGV
Segundo índice do FGV Agro, melhor desempenho acompanha evolução da conjuntura macroeconômica. Destaque do mês foram produtos alimentícios
atualizado
Compartilhar notícia
A produção agroindustrial no Brasil registrou alta de 0,6% em maio na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo dados diviulgados nesta quinta-feira (20/7) pelo FGV Agro, braço especializado da Fundação Getúlio Vargas.
Na comparação com o mês anterior, a alta foi de 1,6%, a terceira expansão consecutiva.
“O melhor desempenho da Agroindústria, no mês, acompanha a evolução da conjuntura macroeconômica do país, que contou com uma inflação mais moderada, o que favoreceu o consumo das famílias e, consequentemente, a produção agroindustrial (notadamente, a de Produtos Alimentícios)”, disseram, em nota, os responsáveis pela pesquisa.
O destaque foi o segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas, que teve alta de 4,4% em relação a maio de 2022. É o terceiro mês consecutivo de alta interanual no segmento.
Na outra ponta, a alta da produção agroindustrial foi freada pelo segmento de Produtos Não-Alimentícios, com queda de 3,7%.
O recuo foi impactado principalmente por Insumos Agropecuários, Produtos Têxteis e Produtos Florestais, segundo o FGV Agro. No mesmo grupo, por outro lado, os Biocombustíveis se destacaram e tiveram alta de 8,6%, com clima seco favorecendo a colheita e moagem de cana-de-açúcar.
“Contudo, o setor conta com condições que impedem uma maior retomada como, por exemplo, a elevada taxa de juros e, naturalmente, o aumento do endividamento e inadimplência das famílias”, diz a FGV.