metropoles.com

Procon-RJ abre investigação sobre Shopee por venda de produtos piratas

A Shopee tem um prazo de 10 dias para responder aos questionamentos do Procon-RJ. Órgão pode aplicar multas que chegam a R$ 13 milhões

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/ Shopee
entregador shopee
1 de 1 entregador shopee - Foto: Divulgação/ Shopee

A Shopee se tornou alvo de uma investigação do Procon do Rio de Janeiro por suposta venda de produtos piratas. O procedimento foi instaurado na quinta-feira (5/10), após uma série de denúncias de associações de consumidores e do Fórum Nacional contra a Pirataria e Ilegalidade.

A empresa tem um prazo de 10 dias para responder aos questionamentos do Procon-RJ. Caso os esclarecimentos da Shopee não sejam satisfatórios, podem ser aplicadas sanções, entre as quais multas que chegariam a R$ 13 milhões.

De acordo com as denúncias apresentadas ao Procon-RJ , o ambiente de comércio da Shopee favoreceria a compra e a venda de produtos falsificados, como perfumes, fones de ouvido, óculos, bolsas, entre outros.

Segundo a Diretoria de Fiscalização do Procon-RJ, a empresa também é alvo de denúncias sobre venda de produtos de marcas famosas com preços muito inferiores aos do fabricante. Para o órgão, a descrição de que seriam “produtos idênticos aos originais” reforça os indícios de falsificação.

Em nota, o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, afirma que a venda de produtos não certificados ou falsificados põe “em risco a vida, a saúde e a segurança dos consumidores”, além de configurar crime. O órgão orienta os consumidores a denunciarem eventuais irregularidades pelo site da instituição.

Procurada pela reportagem do Metrópoles, a Shopee ainda não se manifestou. O espaço segue aberto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?