Procon-SP aplica nova multa de R$ 12,9 milhões contra Enel
A última penalidade, do mesmo valor, ocorreu em novembro. Agora, falha “mais grave” foi falta de fornecimento de energia para Santa Casa
atualizado
Compartilhar notícia
A Enel, concessionária de distribuição de energia elétrica de São Paulo, foi novamente multada pelo Procon-SP, por diversas infrações ao Código de Defesa do Consumidor. A penalidade foi fixada em R$ 12,9 milhões. Em novembro, a empresa recebeu penalidade do mesmo valor – a maior cota aplicada pelo órgão paulista.
De acordo com nota divulgada pelo Procon-SP nesta quinta-feira (4/4), várias falhas foram constatadas contra a empresa para a aplicação da última multa. A “mais impactante” delas foi a falta de fornecimento de energia para a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, localizada na região central da cidade.
Nesse caso, foram constatados problemas tanto na rede normal de energia quanto nos geradores, cujo acionamento foi considerado demorado. Na definição do órgão de defesa do consumidor, outros “problemas graves” foram constatados na região da Rua 25 de Março, tradicional ponto comercial da cidade, e em endereços nos bairros de Higienópolis e Santa Cecília.
Além disso, o Procon-SP relatou cobranças indevidas de contas, problemas no serviço de atendimento ao cliente e falta de resposta à notificação anteriormente enviada à empresa.
Em novembro, a Enel havia recebido multa no mesmo valor pelo apagão que deixou 4,2 milhões de unidades consumidoras sem luz. Parte delas, ficou sem luz por uma semana. A Enel é responsável pela distribuição de energia elétrica em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo.