Principais destinos turísticos devem atingir 100% de ocupação no país
Estimativa é do setor hoteleiro, que prevê neste ano o melhor réveillon desde a pré-pandemia, na passagem de 2020 para 2021
atualizado
Compartilhar notícia
O setor hoteleiro deve registrar índices de ocupação próximos a 100% nos principais destinos do Brasil neste réveillon, segundo um levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional). Se concretizada, a estimativa representa uma recuperação do segmento em relação ao ano passado, quando a taxa foi de 92,10%. E pode superar os 98% obtidos na passagem de 2020 para 2021, antes da pandemia.
A Região Nordeste está entre os destaques dos destinos nacionais. A Bahia apresenta indicadores na casa de 95% na maior parte das regiões turísticas, com Salvador e Porto Seguro já em 100%. Em Pernambuco, Porto de Galinhas também deve alcançar os 100%, enquanto a Grande Recife tende a ultrapassar os 90%.
No Centro-Oeste, Brasília tem os maiores indicadores, como resultado da posse em 1º de janeiro do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. Na capital federal, os hotéis estão com 90% de ocupação. Em alguns estabelecimentos, 100% dos quartos estão reservados, segundo a pesquisa da ABIH Nacional.
Na Região Sudeste, o litoral de São Paulo deve atingir os 100%, enquanto o interior tende a fechar com 95% e, a capital, em torno de 90%. No Rio de Janeiro, destino tradicional nessa época do ano, a ocupação é de 82% até agora, com expectativa de chegar a 100%.
No Sul do país, para Florianópolis, em Santa Catarina, a previsão também é de 100%, com 90% na Costa Verde e Mar e nos Caminhos dos Canyons. Os dois polos turísticos da Serra Gaúcha, Gramado e Bento Gonçalves, receberão cerca de 1,1 milhão de visitantes, levando a ocupação a índices próximos de 100%.
Na avaliação de Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional, a virada de 2022 para 2023 deve marcar “uma das melhores altas temporadas dos últimos tempos”.