metropoles.com

Prévia do PIB tem queda de 0,34% em março, após quatro altas seguidas

Em relação a março de 2023, o IBC-Br, calculado pelo Banco Central, apresentou redução de 2,18%. No primeiro trimestre, ele cresceu 1,04%

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Imagem colorida de indústria
1 de 1 Imagem colorida de indústria - Foto: Getty Images

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), que é considerado uma espécie de prévia do Produto Interno Bruto (PIB) do país, registrou queda de 0,34% em março, na comparação com janeiro. Essa foi a primeira redução do índice depois de quatro altas seguidas. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (15/5) pelo Banco Central (BC).

O número veio abaixo da estimativa do mercado, que previa uma retração de 0,25%. Em relação a março do ano passado, o IBC-Br apresentou queda de 2,18%. Nos últimos 12 meses, porém, ele cresceu 1,68%. Houve ainda avanço no trimestre encerrado em março, o primeiro do ano. Esse crescimento foi de 1,04%.

O cálculo do PIB oficial, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é diferente do feito pelo BC no IBC-Br. O indicador do Banco Central inclui estimativas para agropecuária, indústria, serviços e impostos, mas, ao contrário do índice do IBGE, não considera o lado da demanda.

O IBC-Br é utilizado para orientar a política monetária do país, focada no controle da inflação por parte do BC. Ele, portanto, influencia as decisões do Comitê de Política Monetária (Copom) em relação à taxa básica de juros do Brasil, a SelicO PIB é a soma de todos os produtos e serviços feitos e prestados em um país em determinado período de tempo – no caso, em um ano.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?