metropoles.com

Prévia do PIB recua 0,15% em março, mas vem melhor que o esperado

Prévia do PIB, IBC-Br veio um pouco acima das projeções do mercado, que estimava retração de 0,3%; no 1º trimestre, alta foi de 2,41%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Fachada do Banco Central em brasília
1 de 1 Fachada do Banco Central em brasília - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central (BC), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) do país, registrou queda de 0,15% em março deste ano, na comparação com fevereiro, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (19/5).

O resultado de março veio um pouco melhor do que as projeções do mercado, que estimava retração de 0,3%.

Em relação ao mesmo período do ano passado, a prévia do PIB avançou 5,46%. Já no acumulado de 12 meses até março, a alta foi de 3,31%.

No primeiro trimestre de 2023, o índice registrou alta de 2,41% em relação ao trimestre imediatamente anterior, puxado, principalmente, pelo crescimento de 3,32% em fevereiro.

O resultado oficial do PIB em março e no primeiro trimestre será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no dia 1º de junho.

“Ainda que o primeiro trimestre tenha fechado um pouco melhor que o esperado, não altera a tendência de desaceleração para o ano”, analisa Marco Caruso, economista-chefe do Banco Original. “Com o resultado de hoje, mantemos nossa projeção de 1,1% para o PIB no primeiro trimestre. Para 2023, revisamos nossa projeção de PIB para 0,9%.”

O índice

O IBC-Br é um indicador que serve como parâmetro e tenta “antecipar” o resultado do PIB do país. O cálculo do IBC-Br também auxilia a autoridade monetária a definir a meta da taxa básica de juros da economia, a Selic.

Esse indicador econômico incorpora estimativas de crescimento para os setores agropecuário, industrial e de serviços, acrescidas dos impostos sobre produtos, que são avaliados a partir da evolução da oferta total (produção e importações).

Antes divulgado segmentado por estados e por regiões, o IBC-Br é, atualmente, calculado nacionalmente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?