metropoles.com

Presidente do Banco Central afirma que inadimplência preocupa

Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto disse durante o programa Roda Viva que taxa chega a 49% para pessoas físicas no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Youtube
Roberto Campos Neto
1 de 1 Roberto Campos Neto - Foto: Reprodução/Youtube

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, definiu como “preocupante” a inadimplência das pessoas físicas no Brasil, durante entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, nesta segunda-feira (13/2). “Ela está em torno de 31% a 32%”, disse. Mas, incluídos os dados do mercado imobiliário, esse número sobe para 49%. “Estamos observando esse problema”, acrescentou.

Dados do BC mostram que a inadimplência no rotativo do cartão de crédito para pessoas físicas, por exemplo, cresceu 9 pontos percentuais em 2022. Com isso, ela chegou a 44,7% no fim do ano passado, a maior taxa da série histórica elaborada pelo órgão, iniciada em março de 2011.

No fim de janeiro, o BC recomendou que os endividados saíssem do rotativo. Eles deveriam tentar negociar com os bancos e as outras instituições financeiras modalidades de crédito com prazos maiores e taxas menores. Caso do crédito pessoal, por exemplo.

De acordo com dados de uma pesquisa mensal do Serasa, contudo, depois de 11 meses consecutivos de alta no Brasil, o nível de inadimplência recuou em dezembro. Segundo o levantamento, 69,4 milhões de brasileiros estavam inadimplentes no último mês de 2022. O número representava uma redução de mais de 400 mil pessoas na comparação com novembro (69,83 milhões).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?