metropoles.com

Presidente da Fiesp sobre juros: “O Brasil precisa romper esse ciclo”

Segundo o presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva, a discussão sobre a taxa de juros no Brasil não deve se restringir aos técnicos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
imagem colorida presidente fiesp josue gomes silva
1 de 1 imagem colorida presidente fiesp josue gomes silva - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes da Silva, voltou a criticar o patamar atual da taxa básica de juros (Selic), de 13,75% ao ano. As declarações foram dadas nesta segunda-feira (8/5), na abertura da reunião de diretoria da entidade, que recebeu o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) como convidado especial.

“É inconcebível que um país tão rico como o Brasil, que oferece tanta segurança para aquele credor do Estado, continue praticando taxas de juros tão mais altas do que os países com os quais nós competimos no cenário internacional. O Brasil precisa romper esse ciclo, sob pena de continuarmos empobrecendo”, afirmou Josué.

“Os técnicos costumam argumentar que a precondição para que os juros caiam é a questão fiscal. O problema é que os juros reais que vêm sendo praticados são causadores do problema fiscal”, prosseguiu o empresário.

Segundo o presidente da Fiesp, a discussão sobre a taxa de juros no Brasil não deve se restringir aos técnicos do Banco Central (BC) porque, em sua visão, ela também é “política”.

“Não é um debate em relação ao atual BC nem devemos fulanizar o debate. Não se trata do Roberto Campos Neto (presidente do BC) ou de qualquer agente público. Mas não é um debate que deve ser deixado apenas para os técnicos”, disse Josué. “Esse debate é um debate público e político.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?