metropoles.com

Presidente da Fiesp pede “redução das exceções” na reforma tributária

Josué Gomes da Silva, presidente da Fiesp, afirmou que a alíquota máxima do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) não pode passar de 25%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
imagem colorida presidente fiesp josue gomes silva
1 de 1 imagem colorida presidente fiesp josue gomes silva - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes da Silva, reiterou o apoio da entidade à reforma tributária, mas pediu a diminuição do número de exceções no texto que tramita no Congresso Nacional.

Josué participa nesta quinta-feira (31/8) de um seminário promovido pela Fiesp sobre inovação e desenvolvimento tecnológico, em São Paulo. O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, também está presente.

“A reforma tributária que está sendo encaminhada ao Congresso vai tornar o nosso sistema tributário mais moderno e mais equânime. Mas, é verdade, precisamos trabalhar na redução das exceções que foram incorporadas no texto da Câmara. A nossa defesa de um teto é uma forma que a indústria tem de se defender”, afirmou o presidente da Fiesp.

Josué reafirmou o pedido da entidade de que a alíquota máxima do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), que substituirá tributos federais, estaduais e municipais que incidem sobre bens e serviços) seja de 25%.

“A indústria não pede exceção. Pede apenas que seja limitada a alíquota básica em 25%”, disse. “A indústria não pode entrar em um debate intersetorial. Todos os setores que querem exceção têm argumentos. A forma que a indústria tem de se proteger é solicitar que o Congresso Nacional tenha sensibilidade em relação a esse tópico.”

“A indústria não está pedindo nada para ela. Está trabalhando em prol de uma reforma que atenda a todos os segmentos do Brasil”, concluiu Josué.

Reportagem publicada pelo Metrópoles em julho mostrou que o IVA brasileiro deve ter uma das maiores alíquotas do mundo, segundo projeções de economistas, advogados tributaristas e especialistas em finanças e tributação.

A tendência é que, diante da série de benefícios concedidos a serviços que pagarão taxas reduzidas ou ficarão isentos, a alíquota de referência do IVA seja mais alta do que os 25% projetados inicialmente pelo governo. Esse percentual só será definido após a aprovação final do texto, por meio de lei complementar.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?