metropoles.com

Presidente da Fiesp pede “juro decente” para destravar economia

“O crescimento está estagnado e ele não virá se apenas estabilizarem as contas públicas”, afirmou Josué Gomes da Silva, em debate no Senado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
fernando-haddad-josue-gomes
1 de 1 fernando-haddad-josue-gomes - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes da Silva, voltou a criticar a taxa básica de juros da economia brasileira, hoje em 13,75% ao ano, ao participar de um debate sobre juros, crescimento e inflação, nesta quinta-feira (27/4), no plenário do Senado.

Além de Josué, estiveram presentes no evento os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento), o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, o ex-presidente do BC Armínio Fraga e outras lideranças da política e da economia.

“Inflação estável e juro decente são condições necessárias para um projeto de crescimento nacional”, afirmou Josué. “Precisamos trabalhar nas causas que nos levam a ter essas taxas inóspitas à produção.”

“A política monetária voltou a estar em terreno contracionista desde março de 2021, quando a Selic saiu de 2% ao ano, impactando de forma marcante a normalidade econômica”, criticou o líder da Fiesp.

“Não há negócio em condições de concorrência capaz de fazer frente a tamanho custo de capital. Com a perenidade dos juros altos, temos assistido ao empobrecimento do país”, observou.

O presidente da Fiesp destacou as dificuldades enfrentadas pela indústria brasileira, que, nos anos 1980, representava quase 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e hoje não passa de 11%. “Sem uma indústria forte, não formaremos uma nação”, disse Josué.

Josué Gomes da Silva disse ainda que o Brasil está “há tempos demais com crescimento estagnado”. “O crescimento está estagnado e ele não virá se apenas estabilizarem as contas públicas”, concluiu.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?