Presidente da distribuidora da Light renuncia ao cargo
Light informou que Thiago Freire Guth renunciou aos cargos de presidente da Light Sesa e de conselheiro de administração da Light Energia
atualizado
Compartilhar notícia
A Light informou neste sábado (17/6) que Thiago Freire Guth renunciou aos cargos de presidente da Light Sesa (a distribuidora da empresa) e de conselheiro de administração da Light Energia.
De acordo com o comunicado divulgado pela companhia, o executivo seguirá em suas funções até o dia 30 de junho. O nome do substituto ainda não foi definido.
Guth assumiu a presidência da distribuidora e da geradora da Light em substituição a Octavio Pereira Lopes, que deixou o comando em abril. Lopes, por sua vez, continuou na presidência da holding que controla as duas empresas.
“As companhias registram os seus agradecimentos ao Sr. Thiago Freire Guth pelo profissionalismo e dedicação durante o exercício de suas funções no Grupo Light”, diz o comunicado.
Recuperação judicial da Light
A Light, que está em recuperação judicial, tem uma dívida total estimada em R$ 11 bilhões. A empresa distribui energia para 31 cidades do Estado do Rio de Janeiro.
O pedido de recuperação judicial, aceito pela Justiça, foi apresentado pela holding Light S.A., e não pela distribuidora Light Serviços de Eletricidade S.A. Segundo a legislação, concessionárias de serviços públicos de energia não podem recorrer à recuperação judicial ou extrajudicial.
A recuperação judicial é um processo que permite às organizações renegociarem suas dívidas, com o objetivo de evitar o encerramento das atividades, as demissões e a falta de pagamento aos funcionários.
Por meio desse instrumento, as empresas ficam desobrigadas de pagar aos credores por algum tempo, mas têm de apresentar um plano para acertar as contas e seguir em operação. Em linhas gerais, a recuperação judicial é uma tentativa de evitar a falência.