Presidente da Americanas falará em audiência do Senado na terça (28/3)
Leonardo Coelho Pereira, presidente da Americanas, e Sérgio Rial, executivo que renunciou à presidência da empresa, confirmaram presença
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Americanas, Leonardo Coelho Pereira, deverá falar na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal nesta terça-feira (28/3). Pereira foi nomeado ao cargo no último dia 15 de fevereiro, quase um mês após a renúncia de Sérgio Rial, ex-presidente da varejista.
Com apenas 10 dias no cargo, Rial renunciou no mesmo dia em que o rombo de R$ 20 bilhões da Americanas veio à tona. O executivo, que foi presidente do conselho do banco Santander, também foi convidado para responder a perguntas dos senadores na mesma sessão e confirmou presença. Miguel Gutierrez, que presidiu a Americanas durante 20 anos, não foi encontrado pelos responsáveis pela convocação.
Tanto Pereira quanto Rial serão questionados sobre a origem do problema contábil que multiplicou a dívida da empresa para R$ 43 bilhões e que a empurrou para a recuperação judicial. O requerimento para ouvir os executivos foi feito pelo senador Otto Alencar (PSD-BA).
“É importante que a própria empresa diga ‘erramos, pedimos recuperação judicial e vamos resolver da seguinte forma’. Que (a empresa) diga quem errou, quem não fez errado, esse tipo de coisa. Queremos saber se eles vão resolver os problemas que foram criados pelo Miguel Gutierrez e os ex-diretores. Serão perguntas técnicas”, disse Alencar.
Além do presidente e do ex-presidente da varejista, devem participar da audiência o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), João Pedro Barroso do Nascimento, e o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febrban), Isaac Sidney.
Dois diretores de uma empresa fornecedora da Americanas, a Forte Minas, também serão ouvidos. A PwC, firma de auditoria responsável por avalizar os resultados financeiros da varejista, foi convidada, mas não confirmou presença.