Presente de Natal: Bolsa sobe 6% e tem a melhor semana desde outubro
O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores, subiu 2% nesta sexta-feira (23/12) de antevéspera de Natal e acumulou alta de 6% na semana
atualizado
Compartilhar notícia
A Bolsa de Valores brasileira registrou alta de 2% nesta sexta-feira (23/12), última sessão antes do feriado de Natal. O Ibovespa, principal índice de ações do mercado, terminou o dia em 109.698 pontos.
Os investidores reagiram bem à divulgação dos dados quinzenais do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15). Na prévia de dezembro, a inflação avançou 0,52%. Com o dado de hoje, o IPCA-15 acumulado no ano ficou em 5,9%, ligeiramente abaixo das expectativas de analistas.
No mesmo mês do ano passado, a variação inflacionária acumulada estava acima de 10% e era a maior desde 2015.
Embora os índices de preços ainda estejam acima da meta de inflação estabelecida pelo Banco Central, o mercado enxergou de forma positiva os dados prévios do IPCA. Isso porque uma inflação mais comedida é forte indicativo de que o BC pode começar a reduzir a taxa básica de juros em breve.
Caso isso ocorra, a Bolsa de Valores deve ser beneficiada. Juros mais baixos representam um custo de dívida menor para as empresas listadas e um potencial de crescimento maior para a economia.
Com a alta de 2% de hoje, o Ibovespa acumulou ganhos de 6% na semana de véspera de Natal. Foi o melhor resultado desde a terceira semana de outubro.
O clima positivo contribuiu para uma queda de 0,4% no dólar nesta sexta-feira (23/12). A moeda americana terminou a semana a R$ 5,16, na menor cotação desde o início de novembro.