metropoles.com

“Precisamos de investimento para fazer a economia rodar”, diz Haddad

Para ministro da Fazenda, o investimento foi a variável que menos acompanhou o crescimento de 2,9% do PIB brasileiro em 2023

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Foto colorida do ministro da Fazenda, Fernando Haddad - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do ministro da Fazenda, Fernando Haddad - Metrópoles - Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o Brasil precisa de investimentos para crescer de forma sustentável e fazer a “economia rodar”. A afirmação foi feita nesta sexta-feira (1º/3), em entrevista, em São Paulo.

“No ano passado, não foi o investimento que puxou crescimento”, pontuou Haddad, ao se referir ao avanço de 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB), em 2023. Ele comemorou o dado e observou que o PIB foi puxado pela produção agrícola, pelo consumo das famílias e do governo, e pelas exportações. “O investimento foi a variável que menos acompanhou essa evolução”, ressaltou. 

A seguir, Haddad acrescentou: “Agora, queremos criar o ambiente de negócio necessário para que o empresário invista fortemente. O investimento melhora as condições econômicas, e o país cresce sem risco inflacionário, porque aumenta a demanda por um lado e, logo ali na frente, aumenta a oferta. Essa é a forma mais saudável de crescer.”

Haddad acrescentou que espera que a política monetária, conduzida pelo Banco Central (BC), ajude nesse avanço. Ele observou que a taxa básica de juros no país, a Selic, segue bastante elevada, mas já caiu 2,5 pontos percentuais em relação ao início do ano passado. 

Importância do Congresso

O ministro da Fazenda também destacou a importância do Congresso para aprovar propostas de reformas, além de auxiliar na organização das contas nacionais. Nesse cenário, Haddad voltou a afirmar que o Brasil pode crescer 2,2% em 2024. As projeções do mercado indicam um avanço de 1,8%.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?