Prates diz que governo definirá pagamento de dividendos a acionistas
Presidente da Petrobras afirmou que debate ocorre no Conselho de Administração e Brasília vai orientar seus representantes no órgão
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, disse nesta quinta-feira (18/4) que a decisão final sobre o pagamento dos dividendos extraordinários aos acionistas, no valor total de R$ 43,9 bilhões, será tomada pelo governo. A afirmação foi feita em entrevista a jornalistas, ao final de um evento no Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), no Rio.
Prates observou que a diretoria da estatal, por ele liderada, já tomou sua decisão sobre o tema. Ela propôs o pagamento de metade do valor. Em 7 de março, contudo, a maioria do Conselho de Administração da empresa decidiu reter toda a quantia. Agora, disse o presidente da companhia, o governo vai orientar seus conselheiros sobre como definir a questão.
De acordo com Prates, porém, o assunto não está na pauta da próxima reunião do Conselho, agendada para esta sexta-feira (19/4). Mas ela deve ser definida na assembleia de acionistas, prevista para 25 de abril.
Preço do combustível
O presidente da Petrobras também foi questionado sobre um eventual aumento de preço dos combustíveis no Brasil, uma vez que o valor da gasolina e do diesel estão defasados em relação ao mercado internacional. “Não há razão para ajustes no momento”, afirmou. “Estamos avaliando as condições do mercado, não há razão para pânico. Estamos monitorando cenário internacional. Por enquanto, não há nada que faça mover, e o próprio preço do petróleo indica isso.”