Por que o total de usuários do ChatGPT caiu pela primeira vez em junho
Queda ocorreu em três frentes: acessos por computadores e celulares, visitantes únidos e tempo de permanência das pessoas no site
atualizado
Compartilhar notícia
De acordo com a empresa de análise Similarweb, o tráfego mundial de computadores e celulares para o site ChatGPT, o popular chatbot de Inteligência Artificial (IA), diminuiu 9,7% em junho em relação a maio. No mesmo período, os visitantes únicos caíram 5,7% e houve redução de 8,5% na quantidade do tempo gasto pelas pessoas na plataforma.
O ChatGPT, criado pela empresa Open IA, deu a largada o uso em larga escala da inteligência artificial em tarefas rotineiras. Ele atingiu 100 milhões de usuários ativos mensais em janeiro, dois meses depois de ter sido lançado, em novembro.
Com isso, tornou-se o aplicativo de consumo de crescimento mais rápido em todos os temos. Agora, recebe mais de 1,5 bilhão de visitas mensais, figurando entre os 20 principais sites do mundo.
A desaceleração de visitas está sendo atribuída por especialistas a dois fatores. Um deles é o lançamento do ChatGPT para o sistema iOS, em maio, algo que, segundo técnicos, pode diminuir o tráfego no site da plataforma.
Outra razão da queda seria o início das férias de verão para as escolas nos Estados Unidos. Com isso, um número menor de estudantes passou a usar a ferramenta para realizar as lições de casa.