metropoles.com

Por que a economia do Reino Unido despencou

A produção local contraiu mais do que o esperado no terceiro trimestre, em um cenário de juros e inflação crescentes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida da bandeira do Reino Unido
1 de 1 Imagem colorida da bandeira do Reino Unido - Foto: Reprodução

Dados divulgados nesta quinta-feira (22) pela agência britânica de estatísticas mostram que a produção econômica no Reino Unido apresentou queda de 0,3% no terceiro trimestre, em comparação com os três meses anteriores. A estimativa anterior era de que a redução ficasse em 0,2%.

O resultado, observou a agência, coloca a economia do Reino Unido na última posição entre as sete nações mais ricas do planeta. O investimento empresarial local também diminuiu 2,5% nesse trimestre. A previsão, contudo, era de uma queda de 0,5%.

A econômica britânica ficou ainda no terceiro trimestre 0,8% abaixo do nível do fim de 2019. E, nesse quesito, o número previamente estimado era de 0,4%. Ou seja, a metade da queda.

No terceiro trimestre, informaram as autoridades locais, o setor de serviços expandiu 0,1%. Mas tal desempenho foi derrubado pelo desempenho negativo da indústria e da construção.

O fiasco do Brexit

O Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), em janeiro de 2020, só fez piorar a economia britânica. A conclusão foi expressa em análise publicada no início de dezembro pelo jornal britânico Financial Times.

As conclusões do estudo apontam que o Brexit tornou as famílias mais pobres, os salários estagnaram, as empresas reduziram investimentos e novas barreiras comerciais só prejudicaram as relações econômicas com a UE.

O presidente do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, estimou que o Brexit provocará uma queda de longo prazo no nível de produtividade de pouco mais de 3%. A redução na economia como um todo será de 4%. Outra estimativa aponta indica que, em 2016, a economia britânica representava o equivalente a 90% da alemã. Agora, esse número caiu para 70%.

Os dados divulgados recentemente também não são animadores. A taxa de inflação atingiu 11,1%, em outubro, o maior patamar em 41 anos. Com isso, o Banco da Inglaterra (BoE) aumentou os juros básicos de 3% para 3,5% na semana passada. Essa foi a nona elevação consecutiva do indicador, que atingiu o nível mais alto desde 2008.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?