metropoles.com

Planos de saúde custearam R$ 30,4 bilhões em exames e internações na pandemia

Dados são da FenaSaúde e foram feitos com base em projeções entre março de 2020 e fevereiro de 2023

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fabio Vieira/Metrópoles
Imagem de médicos atendendo em galpão com pacientes deitados sobre macas em hospital de campanha improvisado para tratamento de infectados com Covid
1 de 1 Imagem de médicos atendendo em galpão com pacientes deitados sobre macas em hospital de campanha improvisado para tratamento de infectados com Covid - Foto: Fabio Vieira/Metrópoles

Durante a pandemia, as operadoras de planos de saúde associadas à Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) realizaram mais de 585 mil internações por Covid-19. Desse total, 30% ocorreram em UTIs. Foram feitos ainda 1,1 milhão de exames sorológicos e 6,9 milhões de RT-PCR. O custo total dessas ações atingiu R$ 30,4 bilhões. Também foram registrados cerca de 9,2 milhões de atendimentos remotos.

A projeção, feita pela FenaSaúde, foi baseada em informações coletadas entre março de 2020 e fevereiro de 2023, com cinco operadoras associadas da entidade. Elas representam cerca de 20% dos beneficiários de planos médico-hospitalares do setor.

“Atualmente, são mais de 50 milhões de beneficiários com cuidados da saúde suplementar no Brasil”, diz a diretora-executiva da FenaSaúde, Vera Valente. Para ela, os números mostram que o segmento foi fundamental para o “enfrentamento da Covid-19 no país”, uma vez que “aliviou parte da pressão exercida sobre o Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?