PIB fraco do Japão e temor sobre juros nos EUA derrubam bolsas da Ásia
A economia do Japão terceira maior do mundo, avançou 1,2% em relação ao trimestre anterior e 4,8% na base anual, abaixo do esperado
atualizado
Compartilhar notícia
Os principais índices das bolsas de valores da Ásia fecharam a semana em queda, nesta sexta-feira (8/9), com os investidores repercutindo o resultado decepcionante do Produto Interno Bruto (PIB) do Japão no segundo trimestre deste ano.
A economia japonesa, terceira maior do mundo, avançou 1,2% em relação ao trimestre anterior e 4,8% na base de comparação anual. O resultado veio abaixo das estimativas do mercado, que projetava alta de 1,5% na leitura trimestral e 6% na anual.
Além da frustração com o Japão, o mercado teme os efeitos de prováveis novos aumentos da taxa de juros pelo Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos Estados Unidos), diante da resiliência do mercado de trabalho americano.
Há uma forte preocupação com a contração da economia global, agravada pela desaceleração da China.
O índice Nikkei, da Bolsa de Tóquio, fechou em baixa de 1,16%, com influência de ações ligadas a empresas de tecnologia. No acumulado da semana, o indicador teve queda de 0,32%.
Na Bolsa de Seul, o índice Kospi encerrou o pregão com oscilação negativa de 0,02% e um recuo semanal de 0,63%.
Na China, o índice Xangai Composto terminou o dia com perdas de 0,18%. Os investidores aguardam a divulgação dos dados da inflação de agosto na China, que sairão no sábado (9/9).
A Bolsa de Valores de Hong Kong não abriu por causa de uma fortíssima tempestade que causou inundações em várias partes do território. Foi o maior volume de chuva desde 1884.