metropoles.com

PIB do Japão decepciona e desaba 2,1% no 3º trimestre

Na leitura trimestral, em relação aos três meses imediatamente anteriores, a queda da economia do Japão foi de 0,5%, abaixo das estimativas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida de uma bandeira do Japão colocada sobre um mapa-múndi, com algumas moedas ao lado, para ilustrar o PIB japonês - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de uma bandeira do Japão colocada sobre um mapa-múndi, com algumas moedas ao lado, para ilustrar o PIB japonês - Metrópoles - Foto: Getty Images

De acordo com dados preliminares divulgados pelo Escritório Nacional de Estatísticas do país, o Produto Interno Bruto (PIB) do Japão recuou 2,1% no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2022.

Na leitura trimestral, em relação aos três meses imediatamente anteriores, a queda foi de 0,5%.

O desempenho da economia japonesa veio abaixo das estimativas dos analistas. O consenso Refinitiv, que reúne as principais projeções do mercado, esperava contração de 0,6% (anual) e de 0,1% (trimestral).

Gastos de consumidores e empresas em queda

Entre os fatores que levaram ao tombo da economia japonesa entre julho e setembro de 2023, está a diminuição dos gastos de consumidores e empresas.

Os gastos dos consumidores respondem por mais da metade do PIB do Japão. Diante da pressão dos preços, muitas famílias tiveram de controlar mais os gastos.

Os gastos de empresas com equipamentos, por sua vez, recuaram 0,6%. Por outro lado, as exportações registraram alta de 0,5%, impulsionadas pelo comércio de automóveis. As importações subiram 1%.

PIB do Japão

O Japão é a terceira maior economia do mundo, considerando o PIB nominal, atrás apenas de Estados Unidos e China.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?