PIB da Rússia surpreende e cai “só” 2,1% com guerra e sanções
PIB da Rússia recuou 2,1% no ano passado, após uma expansão de 4,7% no ano anterior; resultado foi melhor do que o mercado esperava
atualizado
Compartilhar notícia
O Produto Interno Bruto (PIB) da Rússia caiu em 2022, mas surpreendeu positivamente o mercado e o próprio governo russo, que projetavam um tombo bem maior.
Segundo dados divulgados nesta quarta-feira (22/2) pelo escritório oficial de estatísticas da Rússia (Rosstat), o PIB do país recuou 2,1% no ano passado. O Ministério do Desenvolvimento Econômico russo estimava uma retração de 2,9%. O Banco Central da Rússia esperava queda de 3%.
A Rússia é alvo de uma série de sanções aplicadas pelos Estados Unidos e pela União Europeia por causa da guerra contra a Ucrânia, iniciada pelos russos em fevereiro do ano passado.
“A queda do PIB foi afetada pela redução do índice de volume físico de valor adicionado nos seguintes setores: comércio no atacado e varejo, abastecimento de água, escoamento de água, organização de recolhimento e eliminação de resíduos, atividades de eliminação da poluição, indústrias manufatureiras, transporte e armazenamento”, informou o Rosstat.
Em janeiro, o Fundo Monetário Internacional (FMI) já havia informado que esperava “uma contração econômica mais moderada” da Rússia em 2022 em relação às estimativas iniciais. O órgão projetara uma queda de 3,4% – mais adiante, revisou a projeção para um recuo de 2,2%.
No ano anterior, em 2021, a economia da Rússia avançou 4,7%, a maior taxa anual de crescimento desde 2011.
Para 2023, segundo o FMI, a Rússia deve registrar “um resultado ligeiramente positivo”.