metropoles.com

PIB da Alemanha encolhe no 3º trimestre, mas vem acima do esperado

Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha registrou uma leve queda de 0,1% entre julho e setembro de 2023. Projeções do mercado eram piores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Imagens
Imagem colorida de notas de euro e, ao fundo, a bandeira da Alemanha - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de notas de euro e, ao fundo, a bandeira da Alemanha - Metrópoles - Foto: Getty Imagens

O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha registrou uma leve queda de 0,1% no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o trimestre anterior, segundo dados preliminares divulgados nesta segunda-feira (30/10) pelo Destatis, o escritório oficial de estatísticas do país.

Apesar da queda no período entre julho e setembro de 2023, o resultado do PIB alemão veio melhor do que as estimativas da maioria dos analistas. O consenso Refinitiv, que reúne as principais projeções do mercado, projetava um recuo de 0,3%.

Em relação ao terceiro trimestre do ano passado, a economia da Alemanha teve uma contração de 0,3%. A expectativa era a de um tombo maior, de 0,7%.

Bolsas sobem

O resultado melhor do que o esperado fez avançarem os principais índices das Bolsas de Valores da Europa na abertura do pregão.

O índice Stoxx 600, das 600 maiores empresas europeias listadas em bolsas, subia 0,75% por volta das 7h10 (pelo horário de Brasília), aos 432,8 pontos.

Na Bolsa de Londres, o índice FTSE 100 avançava 0,7%, enquanto o CAC 40, de Paris, subia 0,53%. Em Frankfurt, a alta era de 0,46%.

Por volta das 7h30, as Bolsas de Milão, Madri e Lisboa operavam em alta de 0,34%, 0,95% e 0,06%, respectivamente.

Declínio alemão preocupa

Reportagem publicada pelo Metrópoles no dia 14 de outubro mostrou que a principal economia da Europa deve encolher 0,4% em 2023. É o que projeta o próprio governo da Alemanha, de acordo com estimativas anunciadas pelo Ministério da Economia.

Recentemente, a Alemanha passou por uma recessão técnica, caracterizada por dois trimestres consecutivos de retração do PIB, entre o fim de 2022 e o início de 2023. Há apenas seis meses, em abril, a projeção do governo alemão era a de que a economia avançasse 0,4% neste ano, mas as expectativas se deterioraram desde então.

Um outro levantamento, elaborado por cinco dos principais institutos econômicos do país, estima que o PIB recue 0,6% ao final de 2023. A Alemanha só começaria a esboçar uma recuperação no fim de 2024, crescendo pouco mais de 1%, até chegar a uma alta de 1,5% em 2025.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?