metropoles.com

PIB brasileiro cresceu 3% em 2023, diz FGV Ibre

Ao menos 30% desse avanço está relacionado ao agronegócio. Taxa de investimento no país, contudo, caiu e está abaixo da média histórica

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Paulo Fridman/Corbis via Getty Images
Imagem do agronegócio no Mato Grosso
1 de 1 Imagem do agronegócio no Mato Grosso - Foto: Paulo Fridman/Corbis via Getty Images

A atividade econômica cresceu 3% no Brasil em 2023, segundo dados do Monitor do PIB (Produto Interno Bruto), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgados nesta segunda-feira (19/2). Na análise das séries livres de efeitos sazonais, a economia nacional avançou 0,1% no quarto trimestre, em relação ao terceiro. Na comparação mensal, houve elevação de 0,6% em dezembro, frente a novembro.

“A agropecuária foi fundamental para o desempenho do PIB de 2023”, diz a economista Juliana Trece, coordenadora da pesquisa. Ela observa que aproximadamente 30% do crescimento de 3% estão relacionados a essa atividade, “em particular ao desempenho da soja na região Centro-Sul do país”.

De acordo com a especialista, tal “contexto mostra uma forte concentração setorial e regional e evidencia que o crescimento econômico não foi sentido de modo uniforme no país”. Ainda assim, o desempenho agropecuário estendeu-se para outras atividades, o que potencializou sua influência na economia.

A análise destaca ainda o desempenho positivo da indústria e do setor de serviços em 2023. “Nos serviços, o crescimento foi generalizado, padrão diferente do observado na indústria”, afirma Trece. A economista observa que, pela ótica da demanda, o consumo e as exportações cresceram a taxas acima do PIB (3,2% e 9,5%, respectivamente). 

Consumo

No caso do consumo das famílias, a elevação ficou em 3,2% em 2023. O setor de serviços foi o principal responsável por esse crescimento, apesar de ter perdido força ao longo do ano. O consumo de produtos deu um salto de 3,6%, mantendo-se estável ao longo do ano. Por fim, a demanda por bens duráveis avançou 3,8%.

Nova queda do investimento

A taxa de investimento da economia foi de 18,1% em 2023. Além desta taxa ter se reduzido em 2022 e, novamente em 2023, segue abaixo da média histórica desde 2000 (19,2%).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?