metropoles.com

Petrobras tem maior produção própria de gasolina desde 2014

Petrobras chegou a volume de 2,01 bilhões de litros de gasolina produzidos em junho, segundo divulgou ao mercado nesta terça-feira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/Metrópoles
Funcionário abastece tanque no centro de Distribuição da Petrobras no SIA combustivel tanque gasolina alcool diesel
1 de 1 Funcionário abastece tanque no centro de Distribuição da Petrobras no SIA combustivel tanque gasolina alcool diesel - Foto: Gustavo Moreno/Metrópoles

A Petrobras divulgou nesta terça-feira (11/7) seus resultados de produção em junho e informou que bateu recordes mensais em refino de gasolina e diesel S10.

A estatal chegou a volume de 2,01 bilhões de litros de gasolina em suas refinarias em junho, no que é o melhor resultado desde 2014.

No diesel S10, foram produzidos 2,11 bilhões de litros. O recorde anterior era de maio deste ano.

O Fator de Utilização Total (FUT) das refinarias chegou a 93% no trimestre, o que representa o maior percentual de uso desde 2015, segundo a estatal. O fator representa o quanto da capacidade das refinarias está sendo utilizado.

A Petrobras afirmou que a alta na produção foi “essencial” para atender ao aumento das vendas no mês. As vendas de gasolina subiram 26%, além de alta de 2,9% em diesel S10 e 5,7% no queresone de aviação.

Em nota, a companhia afirmou que os resultados refletem “o aumento das vendas no mercado interno” e a “estratégia adotada pela Petrobras de investir em refino”.

“Os resultados mensais de produção e o FUT trimestral demonstram a eficiência de nossos processos, visando ser uma empresa diversificada e com atuação nacional”, disse em nota o diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, Claudio Schlosser.

A Petrobras também afirmou que 72% do processamento foi de petróleo oriundo do pré-sal.

Novo direcionamento para refino

O recorde no uso das refinarias ocorre em momento em que a Petrobras tem mudado seu direcionamento com relação aos ativos.

Em 2019, a Petrobras havia firmado compromisso de vender suas refinarias e ampliar a concorrência no mercado de refino. Na nova gestão, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, disse ao assumir a estatal que a empresa seguirá o devido processo legal quanto a refinarias que já foram vendidas, mas que encerrou novas privatizações nessa frente.

Na versão inicial do plano estratégico para o período 2024-2028, o conselho da petroleira também oficializou que vai reverter a estratégia de desinvestimentos em refino que vinha sendo adotada desde a gestão Michel Temer. Nos últimos anos, a companhia mantinha foco sobretudo na extração de petróleo bruto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?