metropoles.com

Petrobras obtém selo internacional para duas usinas de biodiesel

Usinas de biocombustível na Bahia e em Minas Gerais foram certificadas; Petrobras afirma que selo é um marco para biodiesel no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
tanques de combustíveis do Terminal Terrestre da Petrobras em Brasília, armazena e distribui produtos derivados do petróleo
1 de 1 tanques de combustíveis do Terminal Terrestre da Petrobras em Brasília, armazena e distribui produtos derivados do petróleo - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Duas das usinas da Petrobras obtiveram selos internacionais para produção de biocombustível, segundo informou a companhia nesta terça-feira (23/5).

Usinas em Candeias (BA) e Montes Claros (MG) adquiriram certificações para produção de óleos vegetais (algodão, palma e soja), obtendo o selo ISCC (International Sustainability Carbon & Certification, em inglês). O ISCC é usado em mais de 100 países para certificar aspectos sociais e ambientais na produção.

As plantas são parte da Petrobras Biocombustível (PBio), braço de energia renovável da petroleira.

As unidades certificadas produziram no ano passado 202 mil m³ de biodiesel. Em 2022, a receita das duas unidades com a produção de biodiesel foi de R$ 1,46 bilhão, a maior parte sendo da planta de Montes Claros. O biodiesel é um combustível biodegradável, produzido com óleos vegetais e gorduras animais.

Exportação para mercado europeu

Em nota, o presidente da Petrobras Biocombustível, Rodrigo Hervé, disse que a certificação ISCC é um marco na produção brasileira de biodiesel e que atesta o “compromisso com a redução de emissões de gases de efeito estufa, o uso sustentável da terra, a proteção de biomas naturais e os aspectos sociais de nossas atividades”.

A expectativa é que o selo obtido facilite exportações para mercados europeus e outros que usam a certificação como referência.

As unidades da Petrobras obtiveram duas certificações: a ISCC EU, de aspectos ambientais e sociais na produção de biomassa, usada para exportação para o mercado europeu; e a ISCC Plus, de certificação das matérias-primas e com foco em mercados fora da União Europeia.

No mercado brasileiro, o biodiesel também é obrigatoriamente usado como parte da mistura do diesel comum (derivado do petróleo) vendido em postos ao consumidor.

A partir de abril de 2023, uma medida do governo federal ampliou a parcela do biodiesel na mistura, de 10% para 12%. A fatia do biodiesel subirá ainda para 13% do litro de diesel nos postos em 2024, 14% em 2025 e 15% em 2026.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?