metropoles.com

Petrobras investirá R$ 130 milhões em gerador de energia eólica

Petrobras fechou uma parceria com a empresa de equipamentos eletroeletrônicos Weg para desenvolver um aerogerador de 7 megawatts

atualizado

Compartilhar notícia

Aluísio Moreira/SEI
Imagem de geradores de energia eólica - Metrópoles
1 de 1 Imagem de geradores de energia eólica - Metrópoles - Foto: Aluísio Moreira/SEI

A Petrobras anunciou nesta quarta-feira (13/9) que fechou uma parceria com a empresa de equipamentos eletroeletrônicos Weg para desenvolver um aerogerador de 7 megawatts (MW), para geração de energia eólica.

Segundo a Petrobras, o projeto “abrange o desenvolvimento de tecnologias para a produção dos componentes do aerogerador, adequados às condições eólicas brasileiras, bem como a construção e testes de um protótipo, com contrapartidas técnicas e comerciais” para a empresa.

“Esse projeto representa um marco importante para a Petrobras, pois aumentará seu conhecimento em tecnologia de energia eólica, além de contribuir para impulsionar a transição energética no Brasil, em parceria com uma empresa que se destaca em inovação pelo desenvolvimento de soluções em eficiência energética, energias renováveis e mobilidade elétrica”, diz a estatal.

O investimento da Petrobras será feito em 25 meses a partir da assinatura do acordo com a Weg. A produção em série do equipamento deve ter início em 2025.

“À medida que a Petrobras acumula experiência e conhecimento na produção de aerogeradores de alta capacidade em terra, pavimenta o caminho para o desenvolvimento de aerogeradores de maior porte, que serão utilizados nos projetos de geração offshore. Nessa jornada, a transição para a energia eólica offshore oferece oportunidades para explorar o vasto potencial eólico no litoral do país”, afirmou o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

No comunicado, a Petrobras informa que o aerogerador terá 220 metros de altura, o equivalente a seis estátuas do Cristo Redentor, e um peso de 1,8 mil toneladas.

O projeto foi anunciado pela Weg em julho. Segundo a companhia, será a máquina “mais potente” em operação no mercado brasileiro de energia eólica. Hoje, o maior aerogerador produzido pela empresa tem capacidade de 4,2 MW.

De acordo com a Weg, “a fabricação dos novos aerogeradores acontecerá inicialmente no Brasil, no parque fabril de Jaraguá do Sul (SC), onde a empresa já produz aerogeradores e possui um centro de operações eólico que realiza o controle, monitoramento e análise de sua frota no país”.

As ações da Weg no pregão da Bolsa de Valores registravam a maior alta desta manhã (+4,29%). Os papéis preferenciais da Petrobras, por sua vez, recuavam 0,27%, enquanto as ações ordinárias da estatal caíam 0,3%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?