metropoles.com

Petrobras começa perfuração de poço na Margem Equatorial

Ação é a retomada da pesquisa da Petrobras por óleo e gás na região que se estende pelo litoral brasileiro, do Rio Grande do Norte ao Amapá

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Acervo Foresea
Imagem de navio da Petrobras na região da Margem Equatorial - Metrópoles
1 de 1 Imagem de navio da Petrobras na região da Margem Equatorial - Metrópoles - Foto: Acervo Foresea

A Petrobras começou neste sábado (23/12) a perfuração do poço de Pitu Oeste, no Rio Grande do Norte. A ação marca a retomada da pesquisa da companhia por óleo e gás na Margem Equatorial – região que se estende pelo litoral brasileiro, do Rio Grande do Norte ao Amapá.

Segundo a Petrobras, a perfuração do poço deve levar entre três e cinco meses. A empresa espera obter mais informações geológicas da área, o que permitirá a confirmação da extensão da descoberta de petróleo feita em 2014, no poço de Pitu Oeste.

Em outubro, a Petrobras recebeu do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) uma licença de operação para a perfuração de dois poços de pesquisa de óleo e gás na Margem Equatorial brasileira, em águas profundas na Bacia Potiguar. A estatal também pretende perfurar o poço Anhangá, próximo ao Pitu Oeste.

“A Petrobras pretende contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região, sem esquecer da importância em fazer parte dos esforços para promover a segurança energética nacional. A Margem Equatorial será um ativo importante até para a sustentabilidade global”, afirmou o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

De acordo com a Petrobras, caso seja confirmada a viabilidade econômica da concessão, “será necessário conceber e desenvolver toda a estrutura operacional para a produção e será preciso realizar um novo processo de licenciamento ambiental específico para a etapa de produção”.

Em seu Plano Estratégico 2024-2028, a Petrobras prevê o investimento de US$ 3,1 bilhões para pesquisa de óleo e gás na Margem Equatorial. A companhia planeja perfurar 16 poços nesse período.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?