metropoles.com

Petrobras cancela venda da refinaria Lubnor, no Ceará

De acordo com a estatal, compradora não cumpriu condições do contrato no prazo previsto, que vendeu no sábado (25/11)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aline Massuca/Metrópoles
imagem colorida fachada petrobras - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida fachada petrobras - Metrópoles - Foto: Aline Massuca/Metrópoles

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (27/11) a rescisão do contrato de venda da refinaria Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor), localizada em Fortaleza, no Ceará, para a Grepar Participações. 

Em comunicado ao mercado, a empresa afirmou que o cancelamento do negócio aconteceu pelo não cumprimento de condições previstas no contrato, dentro do prazo previsto, concluído no sábado (25/11), “em que pesem os melhores esforços empreendidos pela Petrobras para conclusão da transação”. 

A venda da Lubnor para a Grepar foi anunciada em 26 de maio de 2022. Ela fazia parte do processo de abertura do mercado de refino no Brasil. O complexo petroquímico foi negociado por US$ 34 milhões. 

A Lubnor tem capacidade de processamento de 8,2 mil barris por dia. Ela é uma das líderes nacionais na produção de asfalto. Fabrica ainda lubrificantes naftênicos, um produto próprio para usos nobres, como isolante térmico para transformadores de alta voltagem, amortecedores de veículos e equipamentos pneumáticos.

A venda da Lubnor havia provocado uma série de protestos de funcionários da refinaria e da prefeitura de Fortaleza, que chegou a acionar a Justiça contra a Petrobras. O município é dono de 30% do terreno onde o complexo está localizado, no bairro de Mucuripe, e queria ser indenizado pela estatal. Com a rescisão, a Petrobras informou que manterá a refinaria funcionando.

Perfil da refinaria

Inaugurada em 1966, a Lubnor ocupa uma área total de 218 mil metros quadrados. Produz 235 mil toneladas por ano de asfaltos e 73 mil metros cúbicos por ano de lubrificantes naftênicos. Além de produtora, é também distribuidora de asfalto para nove estados das regiões Norte e Nordeste.

O petróleo utilizado pela Lubnor é do tipo ultra pesado: 85% provenientes do Espírito Santo e o restante, 15%, do Ceará. Do total processado, 62% do volume é destinado à produção de asfalto, abastecendo todos os estados do Nordeste. Cerca de 16% são empregados na obtenção dos lubrificantes naftênicos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?