metropoles.com

Petrobras avalia assumir o controle da Braskem, diz jornal

A Petrobras tem direito de preferência sobre as ações da petroquímica e estuda cobrir a oferta de R$ 10 bilhões apresentada pela Unipar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aline Massuca/Metrópoles
imagem colorida fachada petrobras - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida fachada petrobras - Metrópoles - Foto: Aline Massuca/Metrópoles

A Petrobras avalia a possibilidade de se tornar controladora da Braskem, de acordo com informações do Estadão/Broadcast.

A companhia tem direito de preferência sobre as ações da petroquímica e estuda cobrir a oferta de R$ 10 bilhões apresentada pela Unipar. Além da Unipar, a Braskem também é disputada por um consórcio formado pela gestora americana Apollo Global Management e a Empresa Nacional de Petróleo de Abu Dhabi (Adnoc).

A Petrobras é sócia da Novonor (antiga Odebrechet) na Braskem. A estatal detém 47% das ações com direito a voto da empresa, enquanto a Novonor fica com 50,1%. Do total de papéis, a petrolífera tem 36,1% e a companhia que sucedeu a Odebrecht, 38,3%.

Segundo informações do Estadão, que ouviu pessoas que acompanham as negociações de perto, a possível compra da Braskem estaria sendo tratada como “segredo de Estado” na Petrobras. Entre as alternativas postas, estaria a compra da fatia da Novonor. Outra possibilidade seria uma composição com a Unipar.

Em 2007, a Petrobras adquiriu uma pequena participação na Braskem. Com o passar do tempo, foi aumentando essa fatia até chegar aos atuais 47% de ações ordinárias e 36,1% do capital total.

Em entrevista ao Metrópoles, Rodrigo Wainberg, analista da Suno Asset, disse que a postura adotada pela Petrobras no atual governo não parece favorecer a venda de um ativo como a petroquímica, com atividades no Brasil, Estados Unidos, México e Alemanha. Assim, a chance de comprar a Braskem seria real.

“Estou achando mais fácil que ela resolva comprar e fechar o capital da Braskem. A estatal tem tamanho para isso”, diz o analista. “Ela também tem o direito de preferência na compra e vai ter de se manifestar sobre isso nos próximos meses. Ou seja, vai ter de definir se adquire ou vende junto.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?