metropoles.com

Perícia em e-mails da Americanas inclui Sicupira e filhos de Lemann

Ambos são acionistas de referência da varejista. No total, análise abrange 42 executivos e conselheiros, entre 2013 e 2022

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
imagem colorida fachada loja americanas
1 de 1 imagem colorida fachada loja americanas - Foto: Divulgação

A Justiça autorizou a perícia em caixas de e-mails usadas por 42 pessoas que fizeram parte da cúpula da Americanas entre 2013 e 2022. Há 17 integrantes da diretoria e 25 do conselho de administração da companhia.

A lista, à qual o Metrópoles teve acesso, inclui nomes como o de Carlos Alberto Sicupira, chamado de Beto, um dos acionistas de referência da varejista, ao lado de Jorge Paulo Lemann e Marcel Telles. Na relação das caixas de mensagens a serem analisadas, constam ainda Paulo Alberto e Jorge Felipe Lemann, filhos de Jorge Paulo.

Nesta semana, a Justiça acatou o pedido do Bradesco para que a busca e a apreensão dos e-mails da cúpula da Americanas seja feita nos servidores da Microsoft, em São Paulo. A solicitação, ajuizada pelo escritório Warde Advogados, é uma forma de evitar que a coleta dos documentos digitais seja protelada pela varejista.

A decisão foi comunicada na segunda-feira (6/2) pela juíza Andréa Galhardo Palma, da 2ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). Em 26 de janeiro, ela havia autorizado a busca e apreensão dos e-mails trocados nos últimos dez anos por diretores e integrantes do conselho de administração da Americanas. A medida foi confirmada por liminar pelo TJSP.

A juíza deu prazo de três dias para que a Microsoft, provedora do servidor da Americanas, libere a retirada in loco dos arquivos digitais, que será feita por um perito da empresa Kroll.

A juíza estipulou ainda que seja enviado um ofício às empresas PwC e a KPMG, responsáveis pela auditoria dos balanços da varejista, para que elas preservem, sob pena de responsabilização, “toda a correspondência física e eletrônica que se relacione às auditorias realizadas nos últimos dez anos”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?