metropoles.com

Pedidos de falência aumentam mais de 40% em um ano

Crescimento ocorreu na comparação entre março de 2023 e o mesmo mês de 2022. Nesse período, recuperações judiciais avançaram 6,8%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
imagem colorida gráfico com colunas economia - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida gráfico com colunas economia - Metrópoles - Foto: iStock

Em março, foram registrados 97 pedidos de falência de empresas em todo o país. O número representa um crescimento de 40,6% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram anotados 69 requerimentos desse tipo. Na comparação com fevereiro deste ano, que teve 86 solicitações, o aumento foi de 12,8% (veja quadro abaixo). É isso o que indicam dados da pesquisa mensal realizada pela Serasa Experian.

De acordo com o levantamento, o setor que apresentou o maior número de pedidos de falência foi o de serviços, com 39 do total. Mas o segmento em que houve o maior crescimento dessas solicitações entre fevereiro e março deste ano foi o do comércio, cujos números passaram de 17 para 31, numa expansão de 82%. Na indústria, houve queda. Os requerimentos passaram de 32 para 26 (veja quadro abaixo).

Quando segmentados pelo porte das companhias, os dados mostram que a liderança isolada das falências é ocupada pelas micro e pequenas empresas (MPEs), com 60 pedidos. Elas são seguidas pelas médias, com 19, e pelas grandes, com 18.

Recuperação judicial

A pesquisa da Serasa Experian também toma o pulso dos pedidos de recuperação judicial feitos no país. Nesse caso, eles cresceram entre março deste ano e o mesmo mês do ano passado. Passaram de 88, em 2022, para 94, em 2023, num aumento de 6,8%. Na comparação entre fevereiro, com 103 solicitações, e março deste ano, com 94, houve queda do indicador (veja quadro abaixo).

“Com o agravamento da inadimplência das companhias, que cresce desde setembro de 2021, era inevitável que elas chegassem a esse patamar de pedidos de recuperação judicial”, diz Luiz Rabi, economista da Serasa Experian. Para ele, mesmo que o atraso no pagamento dos compromissos financeiros desacelere, “é possível que a insolvência das empresas continue crescendo.”

Os dois  indicadores são feitos a partir do levantamento mensal de estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e de recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian. As informações são coletadas em fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?