metropoles.com

Pedidos de auxílio-desemprego sobem acima do previsto nos EUA

O Departamento do Trabalho dos EUA diz que os pedidos de auxílio-desemprego subiram para 242 mil na semana encerrada em 29 de abril

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Scott Olson / Getty Images
Feira-de-empregos-nos-Estados-Unidos
1 de 1 Feira-de-empregos-nos-Estados-Unidos - Foto: Scott Olson / Getty Images

O Departamento do Trabalho dos Estados Unidos informou, nesta quinta-feira (4/5), que os pedidos de auxílio-desemprego no país subiram 13 mil na semana encerrada em 29 de abril, chegando a 242 mil.

O número foi considerado acima das previsões feitas por analistas de mercado ouvidos pela mídia americana, que estimavam 240 mil novos pedidos para a última semana.

A divulgação dos dados sobre pedidos de auxílio-desemprego ocorre um dia após o aumento da taxa de juros em 0,25 ponto percentual, anunciado pelo Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos Estados Unidos).

Com isso, os juros básicos da economia americana estão agora em um intervalo de 5% a 5,25% ao ano, o maior patamar desde 2007. É o 10º aumento consecutivo dos juros nos EUA.

A decisão tomada pelo Fed força o mercado a cortar gastos e leva, consequentemente, à diminuição da oferta de trabalho e ao aumento de demissões.

Pressão inflacionária

O cenário atual do mercado de trabalho pressiona custos de bens e serviços oferecidos pelas empresas. A situação reflete no aumento de preços, servindo de combustível para a alta da inflação no país.

Isso porque, para atrair novos colaboradores e reter seus melhores profissionais, as companhias americanas são obrigadas a aumentar o valor dos salários.

Em março, segundo informações do governo, havia 1,6 vaga de emprego aberta para cada desempregado. A média está bem acima da faixa de 1,0 a 1,2, patamar considerado pelos economistas do país ideal para não causar pressões inflacionárias.

“Hoje, os Estados Unidos apresentam um cenário em que há mais empregos sendo oferecidos do que gente disposta a trabalhar. E essa barganha do trabalhador em busca de recolocação causa inflação salarial no país”, explica o economista da XP Investimentos Francisco Nobre.

“Mas isso também ocorre com a pessoa que está empregada, que pode trocar a empresa por outra que pague salário maior”, acrescenta o especialista da XP.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?