Pedágio em estrada federal poderá ser pago com Pix, crédito ou débito
Medida deve entrar em vigor em 90 dias, segundo portaria publicada pelo Ministério dos Transportes nesta sexta-feira (8/3)
atualizado
Compartilhar notícia
Os pedágios cobrados em rodovias federais poderão ser pagos com Pix ou cartões de crédito e débito. É isso o que estabelece uma portaria publicada nesta sexta-feira (8/3) pelo Ministério dos Transportes no Diário Oficial da União (DOU). A medida entra em vigor em 90 dias, prazo que as concessionárias terão para se adaptar à nova norma.
A portaria ministerial determina ainda que caberá à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) regulamentar, posteriormente, a quantidade de cabines por praça de pedágio que aceitará ao menos uma das operações de débito, por meio de cartão bancário ou aplicativos para celulares.
Assim, embora a regulamentação da medida ainda não tenha sido publicada, a portaria abre espaço para que nem todas as cabines precisem receber o pagamento por esses meios eletrônicos.
De acordo com o Ministério dos Transportes, o objetivo da mudança é garantir maior eficiência e praticidade na cobrança dos pedágios. Algo que pode resultar em maior fluidez do tráfego nas estradas. Atualmente, segundo a pasta, existem 24 concessões de estradas em operação no país. Outros 13 leilões de rodovias devem ocorrer em 2024.