metropoles.com

PEC da Transição deve levar dívida do governo a 81,8% do PIB em 2026

Somente em 2022, dívida pública foi reduzida em 3,5 pontos percentuais, passando de 80,3% para 76,8% do PIB, segundo Ministério da Economia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
ministério da economia
1 de 1 ministério da economia - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A dívida bruta do governo federal deve dar um salto nos próximos anos e chegar a 81,8% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2026. A projeção foi divulgada nesta sexta-feira (16/12) pelo Ministério da Economia.

De acordo com os dados mais recentes do Banco Central (BC), a dívida pública bruta recuou de R$ 7,762 trilhões para R$ 7,298 trilhões entre setembro e outubro deste ano. Em relação ao PIB brasileiro, a dívida corresponde a 76,8% (ante 77,1% em setembro).

Somente em 2022, a dívida pública foi reduzida em 3,5 pontos percentuais, passando de 80,3% para 76,8% do PIB. Em 12 meses, o recuo foi de 5,6 pontos percentuais.

Para este ano, segundo a pasta, a dívida bruta ficará em 73,7% do PIB nacional.

De acordo com as projeções do Ministério da Economia, a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição, que abre espaço no Orçamento para ampliar os gastos do governo, levaria a uma escalada da dívida durante o mandato do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

“As projeções ilustram um cenário desafiador para a condução da política fiscal nos próximos anos, apontando a necessidade de consolidação fiscal e a proposição de regras fiscais capazes de promover a sustentabilidade da dívida pública”, informou a pasta, em nota.

No comunicado, o ministério defende que as novas regras determinem medidas para reduzir as despesas e evitar o aumento descontrolado da dívida.

“A postergação destas medidas resulta em maiores juros nominais pagos pelo Tesouro Nacional e aumento do risco país, com reflexos negativos para o crescimento econômico e para a inflação”, diz o texto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?