Paulo Câmara, ex-governador de PE, é nomeado para o Banco do Nordeste
Nomeação de Paulo Câmara estava emperrada por causa de um trecho da Lei das Estatais que impedia indicação de membros de partidos políticos
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-governador de Pernambuco Paulo Câmara (sem partido) foi nomeado para a presidência do Banco do Nordeste (BNB). O anúncio oficial foi feito nesta quarta-feira (29/3), após uma reunião do conselho de administração do banco.
Câmara assumirá o posto que era ocupado por José Gomes da Costa desde janeiro do ano passado. O ex-governador de Pernambuco foi convidado diretamente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o BNB.
Câmara comandou Pernambuco durante dois mandatos, entre 2015 e 2022, pelo PSB. Ele deixou a legenda em janeiro deste ano.
Funcionário de carreira do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Câmara é formado em ciências econômicas e possui pós-graduação em contabilidade e controladoria governamental e mestrado em gestão pública para o desenvolvimento do Nordeste, todos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
A nomeação estava emperrada por causa da proibição de indicações para estatais de membros de partidos políticos ou pessoas que tivessem atuado em campanhas eleitorais. Essa regra da Lei das Estatais foi suspensa neste mês pelo ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), o que abriu caminho para Câmara ser indicado ao BNB.