metropoles.com

Passagens aéreas estão entre as vilãs da inflação em julho. Veja lista

Os preços do setor de alimentação, que vinham exercendo forte pressão sobre o IPCA, caíram. Segmento de transportes foi o que mais subiu

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
Aeroportos lotados em São Paulo
1 de 1 Aeroportos lotados em São Paulo - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

Há novidades no rol de principais vilões da inflação até a primeira quinzena de julho, divulgada nesta quinta-feira (25/7), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nos últimos meses, a alimentação vinha exercendo forte pressão sobre os preços. Agora, o destaque negativo ficou com o setor de transportes. 

De acordo com o IBGE, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que coleta informações até o dia 15 de cada mês – por isso, é chamado de “prévia da inflação” –, subiu 0,30% em julho, após alta de 0,39% em junho. A expectativa do mercado era de elevação de 0,23% neste mês.

O grupo “Transportes” registrou a maior variação, de 1,12%, e o maior impacto, de 0,23 ponto percentual (p.p.) no indicador. Nesse setor, as passagens aéreas subiram 19,21% e contribuíram com 0,12 p.p. no índice de julho. Em relação aos combustíveis (1,39%), gasolina (1,43%), etanol (1,78%) e óleo diesel (0,09%) tiveram alta, enquanto gás veicular (-0,25%) registrou queda de preços.

Na sequência, vieram os grupos “Habitação” (0,49% e 0,07 p.p), influenciado principalmente pela alta na energia elétrica, e “Saúde e cuidados pessoais” (0,33% e 0,05 p.p). 

Alimentação em queda

Na análise do IPCA-15, o segmento de “Alimentação e bebidas”, desta vez, contribuiu para segurar o índice, com queda de 0,44%. A alimentação no domicílio recuou 0,70% em julho. 

A maior contribuição para essa queda foi dada por itens de consumo como a cenoura (-21,60%), o tomate (-17,94%), a cebola (-7,89%) e as frutas (-2,88%). No lado das altas, destacaram-se o leite longa vida (2,58%) e o café moído (2,54%).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?