Parlamento Europeu pede “ação política” para controlar ChatGPT
Parlamentares pediram aos EUA e à Comissão Europeia que convoquem uma cúpula para discutir ChatGPT e formas de monitorar estudos sobre IA
atualizado
Compartilhar notícia
Integrantes do Parlamento Europeu pediram ao governo dos Estados Unidos e a líderes da União Europeia que convoquem uma cúpula internacional para discutir formas de monitorar e controlar o desenvolvimento de sistemas avançados de inteligência artificial (IA), como o ChatGPT.
O pedido foi feito na segunda-feira (17/4), em meio a preocupações relacionadas ao avanço mais rápido do que o esperado da IA no mundo.
Os parlamentares, que vêm trabalhando na legislação do bloco sobre tecnologia, se dirigiram diretamente ao presidente dos EUA, Joe Biden, e à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
O grupo de parlamentares ponderou que não endossa o tom utilizado por empresários, pesquisadores e especialistas em tecnologia que assinaram um manifesto, no fim de março, pedindo a interrupção de todas as pesquisas em andamento sobre IA.
“No entanto, estamos de acordo com a mensagem central da carta. Com a rápida evolução de poderosas IAs, vemos a necessidade de uma ação política significativa”, disseram os congressistas europeus.
Há cerca de dois anos, a Comissão Europeia propôs um esboço do que seria uma legislação específica para a IA. Segundo a Reuters, o grupo de parlamentares está debatendo o projeto e espera concluir os trabalhos até o fim de abril.
Até o momento, nem o governo dos EUA nem a Comissão Europeia se manifestaram sobre o pedido dos parlamentares.