metropoles.com

Para Goldman Sachs, crédito deteriorou no Brasil e situação vai piorar

Cenário atual é resultado do endividamento do consumidor, taxas elevadas de juros, queda da atividade real e problemas com empresas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
imagem colorida gráfico com colunas economia - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida gráfico com colunas economia - Metrópoles - Foto: iStock

A qualidade do crédito está deteriorando no Brasil e as perspectivas são de agravamento desse cenário nos próximos meses. Tal diagnóstico é do banco Goldman Sachs e está presente em um relatório divulgado nesta quarta-feira (29/3), assinado pelos analistas Alberto Ramos e Renan Muta.

De acordo com o estudo, as operações em atraso há 90 dias (ou mais) nas linhas de crédito livre (nos quais as taxas são negociadas entre bancos e clientes) passaram de 3,1%, em dezembro de 2021, para 4,5%, em fevereiro.

A inadimplência no crédito pessoal manteve-se estável em 6,1%, mas acima dos 4,4% observados no fim de 2021. No caso corporativo, ela também piorou. Nesse período, foi de 1,5% para 2,4%.

Diante desses números, dizem os analistas no relatório: “Esperamos que as condições de crédito se tornem mais difíceis nos próximos meses devido ao alto nível de endividamento do consumidor, taxas elevadas, perspectiva de abrandamento da atividade real e o surgimento recente de várias situações de dificuldade de crédito corporativo”.

No caso dessas “situações recentes”, embora o banco não cite o episódio, a concessão de empréstimos passou a sofrer maiores restrições após o rombo de R$ 20 bilhões anunciado na Americanas, em janeiro, cujas dívidas somam mais de R$ 40 bilhões.

Além disso, mostra o Goldman Sachs, em termos reais, o avanço do crédito dos bancos privados (nacionais e estrangeiros) diminuiu para 5,8% em fevereiro, contra 7,3% em janeiro. No caso dos bancos públicos, porém, ele se manteve estável. Ficou em 7,8%, no mês passado, ante 7,7%, em janeiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?